A transmissão dos canais de televisão estatais em sinal digital deve custar até R$ 2,8 bilhões, é o que prevê o governo federal para os próximos 20 anos. A construção da rede de transmissão será feita por licitação. Uma empresa privada ou consórcio de empresas deve prestar o serviço à EBC (Empresa Brasil de Comunicação). A licitação também é aberta ao mercado internacional.

 A EBC pretende inaugurar o sistema nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte ainda no governo Lula. Com o investimento, a EBC pretende atingir, até 2014, 273 municípios com população acima de 100 mil habitantes, para que os canais estatais tenham alcance nacional, o que não acontece com a TV analógica.

Deverão ser transmitidas a TV Brasil, TV Senado, TV Câmara e TV Justiça, entre outros, além dos canais que serão produzidos pelos ministérios da Educação e Cultura. A transmissão deverá contar com três canais digitais nacionais e um canal local em cada capital. Com a nova tecnologia, em apenas um canal, oito programações diferentes podem ser transmitidas simultaneamente.

A minuta do edital de licitação está em consulta pública desde a semana passada. A EBC já marcou audiências públicas no Rio de Janeiro e em Brasília para discutir o edital.

O vencedor da licitação receberá financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a compra de equipamentos e serviços nacionais.

Fonte: Comunique-se com informações são da Folha de S. Paulo.